Sem categoria

Falando de investimentos: Vale e Dólar

O que acontece a vale?

Uma das empresas mais admiradas do país, a Vale é a maior mineradora de ferro do mundo. Formadora de preços, ela tem entre suas reservas melhor teor de ferro que o de seus concorrentes diretos, especialmente as mineradoras anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto. Outro ponto interessante é que a vale possui um dos menores custos operacionais do mercado, podendo sustentar uma baixa do minério de ferro.

No mês de abril a empresa engatou uma explosiva trjetória de alta, porém não há como prever a manutenção do patamar de preços do minério de ferro, principal produto de Vale e principal gatilho para as ações. Certas medidas do governo chinês tem impulsionado as engrenagens industriais da China, o que tem feito o preço do ferro aumentar no mercado, aumentando as receitas da empresa e consequentemente as perspectivas para suas ações. Porém, há um problema: o governo chinês não pode manter as medidas de estímulo para sempre, e com a ecoomia global cada vez mais interligada, qualquer estímulo lá pode ter efeitos drásticos em alguma outra parte do mundo.

O início da alta dos juros nos EUA pode desencadear uma alta de juros em outros países cujos juros estão zerados (ou negativos). Isso poderia pôr um fim aos estímulos governamentais em países como China e atrair uma grande quantidade de capital à economia americana, fortalecendo o dólar diante de outras moedas e dificultando o reaquecimento de economias que dependem de pesados investimentos.

O que significa juros zerados ou negativos na prática?

 Muito se fala sobre juros zerados, juros negativos, etc. Na prática o juro zerado significa que você não ganha juros através da aplicação em títulos da dívida de determinado país, assim como no juro negativo basicamente o governo de determinado país lhe paga para pegar o dinheiro emprestado. E qual a vantagem para o governo dessa “loucura”?
Não é muito loucura para europeus ou japoneses, cuja economia já esteve tão desaquecida e até mesmo com deflação (queda constante de preços), mas é para nós, uma espécie de país anomalia, cuja economia desaquecida é brindada com uma inflação recorde e juros imensos. A vantagem real reside no fato de que com mais dinheiro em circulação, a economia pode receber mais investimentos e isso pode se reverter em estímulos ao mercado consumidor, a uma inflação saudável e ao reaquecimento dos motores econômicos.

Como ganhar dinheiro com isso?

Para quem não acha que dá para ganhar dinheiro, temos um paraíso para especuladores e um cenário favorável a investidores de valor.
Vale, apesar de muitas dificuldades ainda é uma empresa muito sólida, geradora de caixa e pagadora de dividendos. Some-se a isso ao fato do management da companhia estar focado em redução de custos e aumento da produtividade com eficiência. O prognóstico futuro para a companhia permanece favorável, sendo uma boa opção de exposição para investidores de valor. Para especuladores, basta acompanhar a valorização ou desvalorização do minério de ferro para ter um importante driver para as ações.
O dólar deve subir a uma patamar superior a R$ 3,30 com o aumento dos juros pelo Fed (Federal Reserve – Banco Central Americano), o que pode beneficiar empresas amplamente exportadoras, como Vale, Suzano, Fibria, Embraer, WEG, entre outras. Assim como contratos de dólar também estão disponíveis a especuladores para surfar a valorização da moeda.

Investimento e especulação são dois lados diferentes da mesma moeda, gostamos de ganhar dinheiro, uns com mais segurança outros com mais risco, alguns arriscam ganhar um pouco mais com a mesma conrapartida em risco, assim como outros abrem mão de possíveis ganhos hoje na certeza de ganhos consistentes em prazo mais longo. Gosto pessoalmente de investimentos, porém investir é chato quando demoramos a ganhar dinheiro e a especulação é mais tentadora. A escolha é sua, assim como os riscos e os ganhos, escolha com sabedoria e faça o correto com disciplina e conhecimento você pode ir longe em qualquer opção que escolher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *