Sem categoria

Ganhando dinheiro com ações: Análise técnica

Ganhar dinheiro com ações é “fácil”, você “só” precisa escolher entre 400 opções na bolsa, ter uma “técnica” de investimento eficiente e então, ganhar dinheiro, simples não?

Na verdade, apenas teoricamente é simples. Alguns talvez conheçam ou já ouviram falar de Warren Buffet, o “oráculo de Omaha”. Pedindo desculpas pela enorme quantidade de aspas no post, adianto que não vou apresentar um jeito mirabolante de ficar rico com ações em 6 meses ou 1 ano. Nem mesmo vou vender meu mais novo produto financeiro.

Voltando a Warren Buffet, nem mesmo ele,o mais proeminente investidor da escola value investing, discípulo de Benjamin Graham, autor de “O Investidor Inteligente”, que por sinal é leitura obrigatória para o universo dos investimentos, nem mesmo ele pode dizer que investir é fácil.

Então e para nós, meros mortais, como investir em ações?

Em primeiro lugar, o mercado de ações, apesar de difícil não é complicado, pois existem empresas que lançam ações no mercado e através dele transmitem suas informações contábeis e financeiras. Dependendo da sua forma de aplicar, isso não fará diferença, mas o desempenho da empresa é importante no longo prazo.

Vou começar listando as primeira das forma mais conhecidas de análise de ações:

1 – Análise técnica: Esta análise verifica o histórico de movimentação das ações em um gráfico de preço e procura alguns sinais, como tendência do ativo em curto e longo prazo, preços mínimos, e máximos, chamados de suporte e resistência.

Para não ficar muito complicado vou colocar o significado de cada termo:

Tendência: Direção para qual o preço da ação se movimenta, sendo tendência de alta e tendência de baixa as mais comuns, embora se permitam tendências laterais e indefinidas, um pouco mais difíceis de explicar e que não entram no escopo desse artigo.

Suporte: considerado o preço mínimo que o mercado aceita negociar um ativo, o preço que atrai a maior parte da demanda, simplificando, seria como abaixar o preço de algo que não tem muitos compradores até o valor mínimo que atraia todos eles.

Resistência: Valor máximo de negociação, seria o “teto” teórico de uma ação em termos de valor. Usualmente ele aparece após um ciclo de alta.

Bom para resumir a análise técnica, se é que é possível, você precisa saber qual a tendência para negociar um ativo e existem um amplo número de técnicas, chamadas de “setups”, que seriam configurações de operações para negociações de determinados ativos.

Embora estejam divididos em 4 tipos a saber: scalper, day, swing e position traders, cada um de acordo com o tempo de operação pretendido, estes não são consideradores investidores de longo prazo, sendo que para alguns não são nem mesmo investidores, mas relegados a posição de especuladores, como se fosse algo ruim.

Apesar dos pretensos defeitos a análise técnica tem muitos adeptos, principalmente pela probabilidade de ganhos “imediatos” com investimentos. Além disso, em parte os traders são responsáveis por uma boa parte da liquidez de negociação de certos ativos e por isso seu papel não pode de maneira alguma ser diminuído no mercado.

Bom, depois deste post, volto com a análise fundamentalista, que é a que utilizo. Não quis começar com ela pois por ser um pouco mais extensa (não devido a ser maior ou melhor, mas devido ao conhecimento maior que tenho sobre ela), demandando mais tempo para construção. Além disso irei ser mais ativo, demonstrando opções de investimento em empresas que podem crescer no médio prazo, devido a recuperação da crise.

Se você gostou do post, comente, sugira temas, elogie, critique, reclame, etc. Estou a sua disposição para eventuais esclarecimentos. Obrigado pela leitura e bons investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *