Opções

Opções: Uma “máquina” de fazer dinheiro em bolsa

Opções: Uma "máquina" de fazer dinheiro

Bom, para começar devo dizer que as opções são derivativos de volatilidade extrema e podem incorrer em prejuízos, muito embora eu não descreva estratégias aqui, meu objetivo é somente explicar a modalidade e futuramente eu discorro sore estratégias com opções.

Primeiro precisamos saber o que são derivativos. Derivativos são instrumentos financeiros cujo nome explica sua natureza, sendo derivado de um ativo, ou seja, uma ferramenta que permite a realização de negócios de forma mais líquida.

Quando falamos em opções falamos em um instrumento que permite investir em empresas de uma forma mais vantajosa em certos casos. Por exemplo: uma opção de compra dá o direito ao comprador de adquirir ações a determinado preço conhecido desde o momento da compra (você mesmo escolhe o preço que melhor lhe convém, esse valor é conhecido como strike). A vantagem é que se você comprar uma opção e a ação da companhia se valorizar você poderá adquirir as ações ao preço acordado inicialmente que pode estar muito abaixo do atual, o que o permitirá ganhar com a diferença.

As opções de venda são operações no qual o lançador “promete”, ou seja, assume a obrigação, de comprar ações a determinado preço. A vantagem de investir nesse tipo de operação é que se a ação cair, você poderá vendê-las ao preço inicialmente acordado com o lançador.

Logo, nas opções, a obrigação (ou risco maior) ficam sempre do lado do lançador, pois é o que tem o dever de comprar ou vender as ações a determinado preço acordado no momento da venda. Porém, o lançador é quem escolhe o preço que vai vender suas ações, o strike, se você concordar com aquele valor, você pode comprar, se não concordar pode procurar outras opções que lhe agradem.

Além disso, as opções também permitem operações especulativas, pois pelo menor valor possuem maior volatilidade, e isso permite valorizações expressivas, como 100% em uma semana ou mesmo 1 dia! Essas operações porém são altamente arriscadas e não há qualquer garantias, por isso devem ser feitas com pequenos valores, pois esse é o máximo que pode perder na operação.

Nos próximos posts falaremos mais sobre opções, o que nos permitirá desmistificar esse universo. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar, terei o maior prazer em responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *