Sem categoria

Investimentos: O que comprar?

Investimentos: O Que comprar?
 

Uma das principais dúvidas entre principiantes sobre investimentos: O que comprar? Vamos falar sobre isso no post de hoje.

Apesar de muitos posts sobre o assunto pela internet, é difícil encontrar algum dirigido a quem tem pouco dinheiro. Então se você tem pouco dinheiro o que deve fazer?

Pessoalmente não gosto muito de renda fixa, como CDB’s e títulos por exemplo. Tenho uma preferência por investimentos em ações, sejam de dividendos, empresas com potencial de crescimento ou empresas já estabelecidas.

Falando especificamente sobre pequenos valores, abaixo de R$ 1000,00 você pode começar a comprar ações de empresas que custem menos de R$ 10,00 e existem várias, porém você ainda precisa saber qual empresa comprar.

Pessoalmente eu gosto de misturar investimentos em empresas estabelecidas e empresas em estágio inicial mas promissoras. Por exemplo, sempre gostei de Itaú (ITUB4) para “manutenção de capital” mas ganhei algum dinheiro com a apreciação das ações e os dividendos regulares. Mas o Itaú é uma empresa estabelecida, entre as promissoras eu recomendo o banco Inter (BIDI4).

Porém, atualmente, vejo muito mais futuro em um investimento em Banco do Brasil (BBAS3). Com o novo governo o banco tende a ganhar em eficiência e redução da intervenção em seus negócios. Acredito que o potencial do Banco do Brasil é enorme e o banco deve se beneficiar das possíveis privatizações/venda de participações. Sobre o Banco Inter, acredito que está crescendo e o potencial de crescimento é grande, principalmente com a estratégia de marketing que o banco vem tomando.

Porque bancos?

Gosto de bancos porque são resilientes e dificilmente perdem dinheiro ou participação de mercado. Por exemplo, em um momento de grande crescimento de um país, um banco empresta dinheiro a cidadãos e empresas. Em uma crise, o banco empresta ao governo a boas taxas compensando a queda no crédito.

Dessa forma os bancos são negócios que praticamente ganham dinheiro em qualquer situação.

Riscos

E quais são os riscos? Bancos são “falíveis” como qualquer empresa, porém em um ambiente altamente regulado o risco de um banco grande quebrar é mínimo. Logo, bancos como Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3) são muito seguros. Bancos como o Inter (BIDI4) possuem mais riscos de quebrar, porém esse risco não é tão grande e o potencial de crescimento e lucros é muito maior.

Ciptomoedas

Recentemente, fiz um post sobre criptomoedas e gostaria de recomendar como investimento, além das moedas maiores, como Monero (XMR) e Bitcoin (BTC), duas moedas com altíssimo potencial.

Stellar e NEM. Duas criptomoedas que acredito que tem alto potencial de decolarem nos próximos anos. Estou investindo nas duas e acredito que em um eventual grande valorização dos criptoativos essas duas moedas tem uma enorme perspectiva.

Sobre Vale

Há algumas semanas recomendei que quem quisesse investir em vale em baixo preço. Mas gostaria de rever minha recomendação. Infelizmente, vejo que há muitos problemas que tem surgido na Vale e que prejudicam o papel e a empresa. No curto e médio prazo, vejo Vale muito pressionada com o futuro nebuloso das barragens que a companhia possui e os rumos que sua administração vem tomando.

Acredito que quem possui o papel e tiver comprado abaixo do valor atual que venda suas ações e realize lucros. Quem, porém comprou recentemente, recomendo que aperte os cintos e se quiser faça lançamentos cobertos de ações, não acredito que Vale se aprecie no futuro, então você pode ganhar um bom valor mensal com o lançamento coberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *