Sem categoria

Investir em Fundos Imobiliários

O Que é?

Fundos imobiliários são uma modalidade de investimentos em que um fundo compra ativos imobiliários com fins de renda (aluguel). A vantagem de investir em um fundo imobiliário é que você não se preocupa com a administração deste. Outra vantagem é o fato do aluguel ser dividido entre os cotistas de forma que todo mês você recebe uma porção relativa ao seu investimento.

Os Fundos de Investimento Imobiliários ou FII’s são uma alternativa interessante de investir, sendo que quando um imóvel é vendido, o fundo pode optar por pagar o valor aos cotistas ou investir em outro imóvel. O fato de não ter dor de cabeça com o fundo é uma vantagem, porém, como esses fundos são negociados na bolsa de valores, estes são variáveis, ou seja as cotações podem variar e assim seu investimento inicial.

Esse investimento porém, tem mais vantagens do que desvantagens. Por exemplo, o cotista tem assegurado um mínimo de proventos dos aluguéis do fundo. Além disso todos os rendimentos são isentos de imposto de renda.

A maioria dos clientes de fundos de investimento são empresas ou shoppings o que torna seu rendimento previsível. E previsibilidade de rendimentos é uma vantagem se você estiver buscando uma renda extra consistente. Alguns fundos têm ótimos resultados, tanto em termos de pagamentos mensais quando em desenvolvimento de seu portfólio e valor das cotas.

Cuidados

O principal cuidado que devemos ter ao investir em fundos imobiliários é de estar atento aos imóveis do fundo. Há todos os tipos de fundos disponíveis, com vários imóveis diferentes e há fundos de apenas um imóvel.

Um fundo diversificado possui melhor capacidade de gerar receitas em tempos difíceis por possuir várias fontes de renda, porém pode ter que arcar com custos maiores em imóveis desocupados diferentes. Em compensação, um fundo de imóvel único depende exclusivamente deste podendo sofrer bastante com a dificuldade de achar um inquilino. E a depender da situação econômica ter que aceitar um valor de aluguel menor.

Há fundos que administram shoppings, galpões, escritórios, prédios comerciais e outros tipos de imóveis. Cada um pode se beneficiar da estrutura do fundo e escolher corretamente é obrigação do investidor.

O que escolher?

A maioria das pessoas não tem tempo, dinheiro ou conhecimento para selecionar a melhor alternativa de investimento. Por isso eu selecionei duas opções de fundos que eu invisto e indico:

BRCR11 e XPML11

Tanto para renda quanto para apreciação do valor das cotas eu indico esses dois fundos. Principalmente quando notamos que um fundo pode aumentar o valor de seus imóveis e assim cobrar um aluguem maior e então contribuir em dobro para o rendimento de seus cotistas.

Posso perder dinheiro nesses fundos?

Sim, porém, a principio você pode vender suas cotas e comprar outro fundo. Porém, os que recomendei são muito bons e em última instância você é dono de um imóvel e sua cota está atrelada a este. Logo, se sua preocupação é perder o dinheiro todo, não se preocupe, isso é extremamente improvável, pois precisariam que todos os imóveis na carteira de tais fundos fossem extinguidos. Isso poderia acontecer no caso de uma guerra nuclear mas seria sua última preocupação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *