EnriquecendoMercado financeiroRecomendaçãoSem categoria

Como investir em índice de ações

Investir em índices

Porque investir em índice de ações?

Investir em índice de ações é a forma mais segura de se investir em ações. Neste post você verá o porque.

Quando investimos em ações específicas, ficamos expostos a variáveis do setor e da própria empresa. Mas quando investimos em índices estamos investindo nas maiores empresas daquela categoria.

Por exemplo, um investimento em VALE3 está sendo aplicado em uma boa empresa com sólidos resultados, porém, é imprevisível o acontecimento de uma tragédia como brumadinho e nesse caso as ações sofrem.

Também é possível, que caso haja uma queda nos preços do aço mundial, as ações da empresa sofram e nesse caso você também pode perder dinheiro.

Investir em um índice como o Bovespa, por exemplo, envolvem todas as grandes empresas da bolsa, como Petrobras, Itaú, Bradesco e Banco do brasil. Assim você fica exposto à diferentes empresas, de diferentes segmentos e mesmo que haja um grande choque em algum segmento, você fica protegido pelos outros.

E mesmo no caso de um grande choque mundial, você tende a perder menos do que os investidores que compraram empresas individuais. Isso porque a queda do índice tende a ser menor devido a diversificação em empresas diferentes. Essa diversificação facilita a administração de seu portfólio visto que algumas empresas sofrem menos com quedas da bolsa.

Índices recomendados

Os principais índices da bolsa brasileira são o Bovespa e o Índice Small caps. Como comprar todas as empresas do índice é algo proibitivo para investidores individuais, existem fundos que seguem o índice e que possuem cotas relativamente acessíveis. O fundo BOVA11 segue o índice bovespa e é uma excelente opção para se expor a bolsa com risco menor do que o investimento focado. Outra opção, embora mais arriscada seja o SMAL11, fundo que segue o índice de small caps. Esse fundo é mais arriscado pelas ações de small caps serem mais sensíveis a variações. A recompensa, porém, pelo risco é o potencial de retorno mais alto em relação as maiores empresas da bolsa.

Minhas recomendações estão focadas em BOVA11 e SMAL11 para quem desejar investir em índice de ações de forma diversificada e simples. Não tenha medo, visto que essa diversificação fará bem ao seu portfólio. Além disso, você adiciona uma opção de renda variável que tende a trazer retornos de longo prazo maiores do que a renda fixa tradicional.

Um comentário sobre “Como investir em índice de ações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *