EnriquecendoMercado financeiroRecomendação

Grupo Ultra: Recomendação de investimento

Grupo Ultra e suas empresas

O Grupo Ultra é uma holding com ações negociadas em bolsa que controla várias empresas brasileiras. Uma das empresas mais conhecidas do Grupo Ultra é a Ipiranga, distribuidora de combustíveis. Além dela, a empresa é dona de vários outros negócios, como a Extrafarma, Ultragaz, distribuidora de GLP e outras.

Vale a pena investir no Grupo Ultra?

Pessolmente, recomendo o investimento no Grupo Ultra com foco no longo prazo. A empresa é bem gerida, possui grandes negócios e está em constante expansão. A diversificação de negócios joga a favor, por exemplo, alguns setores como o GLP, farmácias e postos possuem demanda garantida.

O maior risco porém, reside no fato da empresa possuir grande parte de seus resultados atrelados ao desenvolvimento da rede Ipiranga. Caso haja uma grande redução na demanda por combustível, o preço das ações tende a sofrer.

Considerando, porém, que holdings costumam operar a valores descontados em relação aos seus ativos, o investimento parece ser muito interessante.

O foco, porém, deve ser o mais longo possível, de modo que você possa ganhar com a futura valorização da empresa.

Além disso, em tempos de euforia a ação já chegou a valer quase o dobro do valor atual. Esse fato ajuda a compreender que, com os fundamentos ainda mais sólidos a empresa deve desenvolver muito bem no mercado de ações.

Histórico recente

A empresa recentemente tentou comprar a Liquigás, da Petrobras, porém essa aquisição foi vetada pelo CADE. Pra quem não sabe, o CADE regula as aquisições e fusões para evitar danos à economia e proteção da concorrência e consumidores. A preocupação do órgão é que a concentração criada pela aquisição da empresa pelo Grupo Ultra causaria distorções o mercado.

Existem planos do grupo para expandir a ação também da Ipiranga, empresa de distribuição de combustíveis. Recentemente, a empresa tentou adquirir a Alesat, aumentando a sua participação. Tal aquisição também foi vetada pelo CADE.

Sabendo dessa dificuldade, o Grupo Ultra vem focando em crescimento orgânico na Ipiranga, buscando um aumento gradual na participação de mercado e conversão de postos.

A parte boa de todos os históricos recentes de aquisições do Grupo Ultra é que a empresa está sempre buscando expandir. Isso significa que a administração está sempre monitorando o mercado em busca de oportunidades. Também significa que nós, acionistas, podem ter certeza de que a empresa buscará sempre o crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *