EnriquecendoMercado financeiroRecomendação

Investir em bancos: Ativos necessários

Investir em bancos: Ativos necessários

Toda boa carteira de investimentos deve incluir algumas empresas que podem se valorizar, outras que são maduras e dão dividendos e algumas em má fase com perspectiva de melhora. Nesse artigo você verá o porque deve investir em bancos.

Investir em bancos: Análise do mercado

Por mais que tenhamos uma revolução dos bancos, com a introdução de bancos digitais no mercado, os grandes bancos ainda reinam supremos no país.

Porém, o principal é a concentração de ativos detidos por estes bancos. Os maiores bancos do país (Itaú, BB, Bradesco, Caixa e Santander) detém 80% do total de ativos ou mais.

Isso significa que esses bancos fazem a maior parte das grandes operações no mercado e tem mais potencial de ganhar dinheiro.

Dividendos

Grandes bancos brasileiros não podem mais comprar concorrentes aqui, visto que a atual concentração já é considerada prejudicial. Isso deixa bancos como Itaú e Bradesco com poucas alternativas de uso dos lucros. E a principal forma de distribuir os lucros é através dos dividendos.

Esses bancos tenderão a aumentar o valor de seus dividendos de forma consistente nos próximos anos. Investir em bancos grandes pode ser uma excelente alternativa para captar esses dividendos.

Melhora econômica

A melhora econômica do país que pode ser conseguida a partir das reformas levadas a cabo pela gestão econômica do governo podem facilitar o crescimento do país.

Bancos ganham muito dinheiro com o crescimento do país ao aumentar o índice de empréstimos e ganhos de capital. Além disso, a movimentação financeira dos clientes tende a aumentar receitas com serviços e outras. Investir em bancos pode ajudar a pegar carona na melhora econômica do país.

Investir em bancos numa possível crise

Mesmo em um cenário de uma possível crise, os bancos tendem a ganhar dinheiro emprestando ao governo comprando títulos. Essa forma de lucro é menos arriscada e portanto rende menos ao banco, porém ao investir em bancos você garante a segurança do seu capital.

Conclusão

Bancos são máquinas de fazer dinheiro, portanto investir em bancos pode ser uma excelente alternativa para garantir uma segurança no capital, ao mesmo tempo em que aumenta o valor de suas aplicações de forma gradativa.

Ações de bancos, especialmente Itaú (ITUB4), minha preferida, são excelentes formas de preservar e aumentar o seu capital.

Veja também como investir para a aposentadoria. E também, como ficar bilionário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *