Mercado financeiroOpçõesRecomendação

Choque do Petróleo: Ataque na Arábia Saudita

Choque do petróleo: Ataque na Arábia Saudita

O mundo tem mais uma preocupação: Um ataque nas instalações petrolíferas da Arábia Saudita por “rebeldes” ou pelo governo iraniano, ainda não se sabe. Mas será que esse novo choque do petróleo vai dificultar de alguma forma nossos negócios? Qual será a implicação para o desempenho das nossas posições?

Petróleo

Em um primeiro momento o petróleo está subindo, com a queda abrupta da produção e o temor de um possível conflito. Havia recomendado anteriormente o posicionamento em commodities, e quem está posicionado em petróleo está ganhando.

Nos próximos dias teremos a normalização de parte da produção e podemos ver o desdobramento do conflito. Como trader, devemos sempre encontrar uma forma de ganhar dinheiro com essa volatilidade. Depois do choque do petróleo causado pelo ataque, acredito que a tendência é de alta no curto prazo. Se um conflito estourar naquela região prepare-se para o petróleo bater na casa dos US$ 100 rapidamente.

Moedas contra o real

Infelizmente nosso real ainda é moeda fraca. Isso significa que os investidores correm para moedas como dólar e euro em situações de estresse. Ter uma exposição em dólares para esses momentos é muito importante, mesmo em minicontratos de dólar.

A tendência ainda é de alta das moedas internacionais contra o real. Principalmente o dólar. Nas próximas semanas teremos os desdobramentos do ataque e veremos o quanto esse choque do petróleo afetará o mercado financeiro.

Na pior das hipóteses, um conflito armado, pode haver uma nova fuga de capitais do Brasil. Isso faria a bolsa cair ainda mais, porém abriria uma grande janela de compra para investidores, além de tornar o Brasil mais atrativo. Nós, traders, temos que capitalizar todos esses movimentos.

Futuros

Todo choque do petróleo trouxe consigo volatilidade. O mercado futuro tende a ganhar muito com essa volatilidade e agora não é diferente.

Ganhar dinheiro com esse mercado não é fácil, visto que situações como essas são imponderáveis. Mas para quem tem apetite vale se posicionar comprado em petróleo, principalmente na iminência de um conflito. Caso não queira se arriscar muito, opções também podem ser uma alternativa.

Conclusão

Pela enorme incerteza, acredito que o principal ao investidor e ao trader é calcular seu risco. Visto que a tolerância de cada um é diferente, ter uma parte do seu investimento protegido é sempre bom.

O Oriente médio é um barril de pólvora, qualquer faísca pode fazê-lo explodir. Portanto, quem tem tolerância ao risco pode se aventurar com futuros de petróleo ou opções de Petrobras. Quem não tem muita tolerância pode investir nas ações de Petrobras ou Petrorio e estará com uma boa empresa que pode ganhar muito com o novo choque do petróleo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *