Sem categoria

Títulos do Tesouro Direto: Qual investir?

Títulos do Tesouro Direto

O tesouro direto é uma iniciativa do tesouro nacional para ampliar  acesso público aos títulos da dívida federal. Com ele, você pode investir valores a partir de R$ 30, o que permite pessoas com menos dinheiro fazerem investimentos. Mas em qual título devemos investir hoje?

Pré-fixado ou pós-fixado?

Os títulos do tesouro direto se dividem em duas categorias: pré-fixado e pós-fixado. No pré-fixado, os juros são conhecidos no momento da contratação. Isso significa que você carrega o título sabendo quanto vai receber no final do investimento.

No caso do pós-fixado, os juros são desconhecidos, mas acompanham o indicador do título, por exemplo, ipca+5%, selic, etc. Nesse caso você não sabe o quanto deve receber.

Como escolher

Você precisa entender antes de tudo que as duas categorias de títulos do tesouro direto representam na prática uma aposta nos juros futuros do país.

No caso do pré-fixado você aposta na manutenção ou redução das taxas de juros, no pós-fixado, você aposta na queda das taxas de juros.

Isso significa que, se as taxas de juros caírem, o título pré-fixado comprado antes dessa redução tende a valer mais. No caso do pós-fixado, o título passa a valer menos na queda e mais na alta. Porém, essas “apostas” só valem para quem for liquidar o título antes do tempo.

Prazo dos títulos do tesouro direto

Entre os muitos prazos, curtos e longos, você deve escolher aquele que se adequa melhor a sua perspectiva de investimento. Por exemplo, 2025, 2035, 2050, são datas de vencimento dos títulos do tesouro. Se você planeja algo de prazo mais curto, 2025 pode ser o melhor. Se seu investimento é de muito longo prazo, 2035 ou mais é melhor.

Recomendação

Pessoalmente, prefiro os títulos Tesouro SELIC 2025, pós-fixado, por achar que está se aproximando algum evento crítico para a economia mundial. Mas não condeno o investimento em pré-fixados.

Pelo contrário, caso você prefira saber desde sempre quanto vai receber, os pré-fixados são para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *