Sem categoria

5 lições sobre finanças e investimentos do Banco Imobiliário (Parte 1)

Banco Imobiliário, como é mais conhecido no Brasil, ou Monopoly, é um jogo de tabuleiro com mais de 100 anos. É um jogo de negociação imobiliária que quase todo mundo joga por diversão com o objetivo de ser um magnata do mercado imobiliário. Mas se você jogou Banco Imobiliário por tempo suficiente, percebe rapidamente que o jogo oferece muita sabedoria financeira e lições que podem ser aplicadas ao mundo real de finanças e investimentos.

Abaixo estão cinco lições valiosas que não apenas ajudam a aumentar suas chances de ganhar o jogo de tabuleiro, mas também aumentam suas chances de entender melhor os princípios financeiros e de investimento prudentes.

1. Sempre tenha dinheiro em mãos

De longe, esta é a lição mais importante no mundo do jogo e do mundo financeiro. Para ganhar no Banco Imobiliário, você precisa ser o último jogador que resta, ou seja, o último a ter dinheiro. Portanto, se você se mover sem rumo pelo quadro do jogo comprando tudo o que estiver à vista, quando chegar a hora de pagar suas obrigações financeiras, é provável que fique sem dinheiro. Nenhum dinheiro significa que você deve começar a vender as propriedades (ativos) que adquiriu com um grande desconto do que pagou por elas. No jogo, você pode hipotecá-los com um desconto para o valor nominal. Quando esse processo acontece, a menos que você tenha sorte, é apenas uma questão de tempo antes de ir à falência.

Liquidez no mundo real

O mesmo princípio exato se aplica às questões financeiras do mundo real. Os Estados Unidos foram duramente atingidos durante a recessão pela falta de liquidez. Quando a Grande Recessão chegou, as pessoas estavam gastando dinheiro como loucas, graças ao vício em crédito. No entanto, quando o mercado imobiliário faliu e a crise bancária explodiu, aqueles sem dinheiro foram dizimados. O efeito Banco Imobiliário ocorreu – sem dinheiro, as pessoas tiveram que “vender” o que possuíam com grandes descontos. Incapazes de efetuar o pagamento da hipoteca, as pessoas foram forçadas a vender suas casas por um valor menor do que compraram. Qualquer patrimônio foi exterminado.

As mesmas conseqüências foram sofridas no mercado de ações em um grau impressionante. Quando a torneira do crédito secou, muitos investidores lutaram para levantar dinheiro. A única opção que eles tinham era vender títulos a qualquer preço. Essa necessidade de dinheiro criou uma avalanche de vendas que levou ao enorme declínio do mercado em 2008 e, finalmente, levou pessoas boas e trabalhadoras a perder uma quantidade significativa de seus ativos investidos. Por outro lado, as pessoas que tinham dinheiro tiveram a oportunidade de comprar ativos – ações, imóveis, títulos – por frações do que valiam. No final, eles venceram o jogo e ganharam mais dinheiro.

2. Seja Paciente

Para ganhar no Banco Imobiliário, você precisa ser paciente e ter um plano de jogo. Você geralmente não pode ganhar comprando todos os imóveis em que cai. Você precisa ter uma abordagem geral de como deseja prosseguir. Se você estiver impaciente e começar a comprar todas as peças do quadro em que pousar, ficará rapidamente sem dinheiro. Portanto, você precisa ser paciente e saber quando comprar e quando fazer o passe.

Da mesma forma, se você comprar sem disciplina ao investir, estará colocando seu resultado na esperança de que o mercado se comporte bem. Os investidores de sucesso não investem com base na esperança, eles investem com uma abordagem disciplinada. Paciência é parte integrante dessa abordagem.

Durante o boom da Internet no final dos anos 90, Warren Buffett foi ridicularizado por não investir em empresas de Internet, enquanto especuladores ao seu redor estavam capturando ganhos de três dígitos. Alguns sortudos entraram e saíram na hora certa. No entanto, para a grande maioria, o resultado foram perdas dolorosas. Buffett exerceu paciência durante anos, enquanto todo mundo estava perseguindo ações da Internet. No final, quando o mercado e os investidores ficaram sem dinheiro, os investimentos especulativos caíram rapidamente, destruindo a maioria dos investidores que não eram pacientes e disciplinados o suficiente.

3. Foco no fluxo de caixa

O Banco Imobiliário é um jogo simples: você começa com algum dinheiro e seu objetivo é ser o último jogador que está com dinheiro. A maneira como você ganha no jogo é coletando aluguéis de propriedades ou fluxo de caixa.

Poucas pessoas sabem disso, mas as propriedades mais valiosas do Banco Imobiliário, com o melhor fluxo de caixa, são as empresas; se você pode possuir as quatro, você se coloca em uma posição muito boa. Com cada empresa custando R$ 200, ao possuir todos os quatro, você recebe no mínimo R$ 200 em aluguel ou um retorno de 25%. Essa pode ser uma maneira muito bizarra de ver um jogo, mas é exatamente por isso que o Banco Imobiliário oferece algumas valiosas lições financeiras e de investimento.

Com o tempo, os ativos aumentam em valor com base nos fluxos de caixa que produzem. Mesmo algo tão simples como uma conta poupança ou uma caução se torna mais valioso se estiver gerando mais dinheiro (ou seja, uma taxa de juros mais alta). Muitos dos investimentos mais bem-sucedidos são de empresas que podem gerar fluxos de caixa crescentes. Empresas icônicas como Itaúsa e fundos imobiliários têm sido investimentos de grande sucesso devido ao crescimento nos fluxos de caixa que produzem.

No próximo post teremos a continuação e a conclusão das lições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *