Sem categoria

5 lições de finanças e investimentos do Banco Imobiliário (Parte 2)

Continuamos com as 5 lições de finanças e investimentos que você pode aprender com o Banco Imobiliário ou Monopoly.

4. O ativo mais caro nem sempre é o melhor

A maioria dos jogadores de Banco Imobiliário deseja possuir o Morumbi e Interlagos, pois eles têm os maiores pagamentos. Mas eles também são as peças mais caras para manter. Muitas pessoas perdem no Banco Imobiliário por possuir as peças mais caras porque não prestam atenção ao custo, apenas ao fluxo de caixa. Focar o fluxo de caixa sem levar em conta o custo pago para atingir esses fluxos de caixa é jogar indisciplinadamente.

Quem ganha no Banco Imobiliário e investe no longo prazo, concentra-se no valor ganho pelo preço pago. Algumas vezes, os melhores investimentos costumam ser empresas manchadas, negociadas a preço de banana. Possuir Morumbi e Interlagos não é como você ganha no Banco Imobiliário; você ganha fazendo mais dinheiro. Ao investir, você ganha comprando na baixa e vendendo na alta. Quando você se concentra nos ativos mais caros, é provável que você esteja pagando demais e se prepare para perdas.

5. Não ponha todos os ovos na mesma cesta

Você não ganhará muito no Banco Imobiliário apenas por possuir uma propriedade no tabuleiro e carregá-la com hotéis. Também é difícil ganhar se você tentar comprar tudo no tabuleiro e não diversificar corretamente. Ocasionalmente, você pode ter sorte e ter todos os oponentes em sua propriedade, mas geralmente o vencedor é alguém que espalha suas propriedades por todo o tabuleiro e tem várias chances de conseguir aluguéis.

O mesmo princípio se aplica ao investimento. Se você apostar tudo em uma ou duas ações, estará se expondo a perder tudo se algo der errado. Ao mesmo tempo, você pode diluir seus ganhos tentando possuir 100 ações diferentes. Diversifique de forma inteligente; estudos demonstraram que uma carteira não obtém benefícios adicionais de diversificação após 15 a 20 títulos. Não aposte apenas em um ou dois ativos, nem tente acompanhar 50 ativos.

Conclusão

Obviamente, um jogo de tabuleiro como o Banco Imobiliário não deve ser considerado uma educação completa em finanças e investimentos, pois certamente tem suas falhas. No entanto, ele tem algumas lições valiosas a serem ensinadas: espalhe-se de maneira inteligente, mantenha o dinheiro disponível, concentre-se nos fluxos de caixa, seja paciente e preste atenção ao preço. Use essas cinco lições como um guia para decisões de investimento mais inteligentes e bem-sucedidas. Se você não conferiu a parte 1, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *