EnriquecendoMercado financeiroRecomendação

Ações da Oi: Vale a pena apostar?

Muito se fala no mercado sobre qual será a próxima ação a estourar. Compara-se inclusive com o caso da Magazine Luiza, que é um caso de grande sucesso na bolsa. Uma das ações mais citadas é Oi (OIBR3), sendo uma apota, vale a pena? É o que você vai descobrir.

Ações da Oi estão baratas

A primeira coisa que se pensa ao ver as ações da Oi é: estão baratas. Por menos de 1 real, você pode comprar uma ação. Nesse caso, a comparação com Magalu é válida, a empresa também chegou a ter suas ações a centavos.

Porém uma coisa a se ter em mente é que o preço de uma ação não determina necessariamente se a ação está cara ou barata. Oi não dá lucro e seu valor de mercado está na casa dos bilhões de reais, parece barato?

Recuperação da empresa

Como a Magazine Luiza, a Oi está tentando se reestruturar. Porém, com a enorme quantidade de problemas, dívidas e má gestão, a empresa tem lutado para sobreviver. Tudo isso dificulta um diagnóstico sobre o futuro da empresa. Ao contrário da Magalu, a Oi não tem dono e seus executivos recebem bonificações em ações da empresa.

A Oi está dependendo de uma forcinha do governo para tentar se manter. Isso indica que o caso é muito mais complexo do que se imagina a primeira vista. Além disso, o governo é um dos principais credores da empresa, o que torna tudo ainda mais complicado. Para se recuperarem, em vista do cenário atual, as ações da Oi precisariam passar por um milagre dentro da provável mais bagunçada empresa da bolsa.

As ações da Oi são uma aposta

Uma das maiores empresas da bolsa, uma das maiores empresas do Brasil e que já foi a maior empresa de telecomunicações do país. Sim, as ações da Oi são hoje uma aposta. Mais aposta do que investir em algumas outras empresas da bolsa, como VVAR por exemplo. Mas porque?

Pelas razões acima, pelo futuro nebuloso, por ser desorganizada, por falta de compromisso com os acionistas minoritários e negligência da CVM, por depender do governo, por não conseguir ninguém capaz de recuperar seus negócios e pô-la para funcionar de novo, entre outros fatores.

Mas vale a pena? Dependendo do seu objetivo, sim. A verdade é que uma aposta como essa pode ser uma chance de ganhar muito dinheiro arriscando pouco. Mas ao mesmo tempo, você precisa entender que essa chance de ganhar é pequena. Portanto não arrisque o dinheiro do pão, mas o da pinga.

Outra coisa a se ter em mente. O Processo pode ser demorado e se você não tiver estômago para apostas de longo prazo nem tente. Por fim, uma eventual venda da Oi em fatias pode resultar em retorno zero para o investidor. Pois a sua parte é o que sobra após pagar as dívidas e isso pode ser zero. Nesse caso, você perde todo o valor investido. A decisão é sua, pese os prós e contras.

Esse post é de uma série que discute a próxima Magazine Luiza, abaixo você encontrará os links dos próximos posts conforme forem saindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *