Depois da intervenção do governo na Petrobras visando evitar o aumento do diesel, a empresa foi punida pelo mercado. Mas será que a fazer um investimento em Petrobras ainda é válido?
Contexto atual
A companhia ainda se encontra em seu processo de recuperação. Após sucessivas e desastrosas administrações a companhia finalmente está voltando aos eixos.
As vendas de unidades da companhia, essenciais para reduzir o endividamento, tem se mostrado muito eficientes. Grande parte da dívida está sendo equacionada com as vendas de negócios que não são considerados foco pela administração.
Além disso, a diretoria da empresa tem focado em aumentar a eficiência da empresa através de foco. Concentrados em produção de petróleo, ramo mais lucrativo e onde a empresa possui mais know-how.
Sendo assim, vejo a companhia indo em um bom caminho, potencialmente voltando a ser uma das maiores empresas de petróleo do mundo.
Perspectivas
Segundo a própria administração, o foco está em reduzir as dívidas e melhorar a eficiência. Sendo assim, acredito que a situação da empresa deve melhorar muito nos próximos anos, a despeito de instabilidades políticas.
Logo, um investimento em Petrobras parece ser uma grande alternativa para longo prazo em virtude das perspectivas. O futuro da empresa parece muito promissor e o foco no que é mais rentável parece ser o melhor para a empresa.
Porém, há que se ressaltar, que um investimento em Petrobras a essa altura carrega possíveis instabilidades de curto prazo. Se considerarmos a recente intervenção do governo federal, impedindo o reajuste do diesel é um exemplo da instabilidade que pode ser provocada por decisões governamentais populistas.
Infelizmente, nenhum investimento está livre de instabilidades, principalmente governamentais, no que tange a situações que atingem diretamente o público.
Recomendação de Investimento em Petrobras
Para evitar uma nova greve de caminhoneiros, Bolsonaro preferiu não aumentar o diesel, o que deve ter consequências na bolsa. Infelizmente, esse tipo de ação pode se tornar corriqueira no governo e adicionar mais volatilidade às ações.
Contudo, recomendo fortemente, com foco no longo prazo, para quem possui estômago, o investimento em Petrobras. Acredito que no futuro as ações da empresa voltarão a ter seu valor revisto pelo mercado, voltando aos patamares pré-crise.
Se você não possuir estômago, isto é, ficar nervoso a cada notícia negativa que vier do planalto, evite investir na bolsa. Isso porque a tendência é que essas ações se repitam durante a gestão Bolsonaro e venham a representar grande instabilidade quando ocorrerem.
Caso haja uma grande queda das ações, aproveite e vá às compras. O uso de opções também é válido e tenho certeza de que os lucros virão.