Continuando a falar dos pecados das finanças. Temos aqui outros dois pecados que não devem ser cometidos por quem deseja ficar rico e viver de renda. Vamos a eles.
Pecado n° 3: Acreditar que só poupando você fica rico.
Sim, eu sei o que parece, você precisa poupar para ficar rico e não gastar. Mas o ponto é que você não precisa apenas fazer isso. Nem mesmo precisa ser aquele super econômico. O que você precisa é economizar, sim, porém sem sacrificar a sua vida em demasia. Lembre-se avareza também é um dos pecados.
Por exemplo, dificilmente você verá pessoas que são bem sucedidas percorrendo vários supermercados em busca de promoções. Isso é necessário para quem tem menos recursos, porém, o custo com a locomoção pode ultrapassar o custo de comprar tudo no mesmo local.
Você precisa entender que tudo precisa ser racional. Há pessoas que abrem mão de um estilo de vida confortável para economizar a ponto de sofrer. Mesmo com dinheiro.
Seu objetivo aqui não é simplesmente economizar, mas gastar com sabedoria.
Gastando com sabedoria
O segredo de gastar com sabedoria é poupar de forma a consistentemente aumentar o seu orçamento de compras. Assim, com novos investimentos você precisará sacrificar menos as suas vontades e poder gastar um pouco mais. Além disso, investindo o que você poupa com as compras cria novas fontes de renda que podem superar suas despesas.
Quando sua renda extra supera o seu orçamento, você será capaz de gastar mais sem comprometer o principal. Compreender esse conceito pode ser simples, mas a aplicação não é. Aumentar a sua renda também irá ter um efeito positivo sobre seu patrimônio líquido e consequentemente o impacto sobre seu estilo de vida será melhor.
Uma possibilidade de investimento para a realidade brasileira são os fundos de índice.
Fundos de índice
Fundos de índice já foram tratados aqui no blog, e nesse caso, eu recomendei os índices BOVA11 e SMAL11. São excelentes alternativas, visto que estes tendem a subir com o tempo e as boas perspectivas econômicas para o país.
Um investimento contínuo de capital nesses índices pode transformar a sua renda futura, visto que a tendência desses fundos é a valorização no longo prazo.
Ter uma exposição a renda variável nesse cenário atual e com baixo risco como as sugestões acima são fundamentais para o crescimento de seu patrimônio futuro.
Pecado n° 4: Não entender o quadrante do fluxo de caixa
Esta ferramenta foi popularizada por Robert Kiosaki e explica como todo o mundo econômico se encaixa e pode ser resumido nos 4 quadrantes do fluxo de caixa. Não entendê-la é um dos grandes pecados que você deve evitar para ter liberdade financeira.

Quadrante do fluxo de caixa
Ganhos Lineares
Os ganhos lineares são representados pela coluna da esquerda e significam aqueles que não podem aumentar seus ganhos de maneira independente. Ou seja, são pessoas que dependem de terceiros para terem suas receitas alavancadas.
- E vem de Empregado ou Employee em inglês. Significa todos aqueles que trabalham para sobreviver e ganhar dinheiro.
- S vem de autônomo ou Self-Employee em inglês. Como o nome indica, são todos aqueles que trabalham por conta própria. Geralmente se encaixam aqui profissionais liberais e outros que ganham por horas trabalhadas.
Ganhos Residuais e Alavancados
Esta categoria, representada pela coluna da direita, são aqueles que dispõem de condições para alavancar seus negócios e ganhar a partir de múltiplas fontes de renda.
- B de Business Owner ou Empresário em português. São aqueles que possuem funcionários, e podem recolher uma porção do trabalho coletivo destes.
- I de Investor ou Investidor. Estes não só têm o dinheiro como funcionários, ou seja, o dinheiro trabalha para eles como a renda extra não é dependente da presença deste, como acontece com o empresário.
Sair do lado esquerdo do quadrante para o lado direito não é simples, exige muita perseverança e trabalho duro, porém quando você conseguir tenha a certeza de que a sua independência financeira chegou.
Tente ao máximo ser um empresário e investidor, para assim ter o dinheiro como seu principal funcionário e poder ter grandes liberdades.
Você conheceu mais dois pecados que deve evitar para conquistar a liberdade e independência financeiras tão desejadas. Caso você queira acrescentar alguma coisa, sinta-se livre para comentar.